Mãos à obra - Faça seu alto-falante em 15 min ( Parte 0 )


Material:

- 1 copo plástico
- 1 ímã de neodímio
- Fio de cobre esmaltado bem fino.
- Fita adesiva.
- Caixa acústica de papel.

Como construir:

1. Enrole aproximadamente 60 voltas de fio esmaltado com um diâmetro do tamanho do seu ímã.
2. Cole a bobina de fio com fita adesiva na parte traseira do copo plástico, deixando certa folga.
3. Cole o ímã com fita adesiva em cima da bobina, deixando folga.
4. Tire o esmalte nas extremidades do fio.
5. Conecte os fios em um aparelho de som, na saída das caixas de som e ouça sua música preferida no seu próprio alto-falante!


Princípios físicos

O objetivo de todo e qualquer alto-falante é transformar corrente elétrica em som. Mas como isso é feito?

Para gerar uma onda sonora, basta provocar uma variação brusca de pressão no ar. Para que esta variação seja audível é necessário que realize entre 20 oscilações por segundo a 20.000 oscilações por segundo, o número de oscilações por segundo é chamado frequência sonora, ver figura 1. Frequências baixas são ditas sons graves e frequências altas sons agudos. Sempre que um objeto vibra, é gerada uma variação de pressão no ar.

Fig. 1 - Ilustração de moléculas do ar (parte superior). Representação gráfica da  pressão do ar (variação vertical) em função da posição.


Então como fazer um objeto vibrar a partir de uma corrente elétrica?

Todos que já brincaram alguma vez com ímãs sabem que estes possuem dois pólos, e ainda que dois ímãs podem ser atraídos ou repelidos dependendo da combinação das suas faces, pois bem, o funcionamento dos alto-falantes é baseado neste princípio. 

Ocorre que um fio condutor em forma de espira, quando percorrido por uma corrente elétrica, se comporta exatamente como um ímã, e mais, quando a corrente elétrica aumenta, a força deste eletroímã aumenta proporcionalmente. Portanto ao posicionarmos um ímã junto de um eletroímã estes se repelem ou se atraem dependendo da corrente elétrica que circula no fio fazendo assim vibrar o cone do alto-falante, neste caso o copinho de plástico.

Lembrando que para fazer seu alto-falante falar você precisa ligá-lo a um aparelho de som. Você pode ligá-lo na saída auxiliar de seu aparelho de som. Esta saída fornece uma corrente elétrica variável, exatamente com a mesma frequência do som gravado na mídia: CD, Pen-drive, LP, K7...