A expressão para o campo magnético gerado por um fio condutor percorrido por corrente elétrica é a seguinte:
$$ \vec{B} = \frac{\mu i}{2 \pi R} \hat{\theta}$$
Sendo $$ \vec{B} $$ o vetor campo magnético. No numerador da expressão temos a permeabilidade magnética do meio em questão $\mu$ [H/m] e a corrente elétrica i [A]. No denominador temos $2 \pi $ que multiplica a distância R [m] entre o fio e o ponto onde se queira calcular o campo. Entre colchetes "[ ]" coloca-se a unidade de medida da grandeza física.
A figura abaixo ilustra a regra da mão direita, uma maneira de lembrar a direção das linhas de campo magnético gerado por um fio percorrido por corrente elétrica.
No cálculo vetorial, além da notação da seta, em cima da variável, que representa o campo magnético $ \vec{B} $ , a expressão algébrica do vetor contém os chamados versores, que são vetores unitários, ou seja, vetores de módulo igual a unidade. Os versores contém a informação sobre a direção do vetor.
Nesta expressão utilizei o versor $\hat \theta $, considerando o sistema de coordenadas ilustrado na figura. O versor $\hat \theta $ possui direção tangente as linhas de campo (ilustradas em azul) e o mesmo sentido das linhas de campo.
*Caso você não esteja visualizando as equações, clique em "Ver versão para a web".
Nenhum comentário:
Postar um comentário